viernes, 22 de octubre de 2010

A fraternidade cósmica na perspectiva do Cântico das Criaturas

SILVA, BRÁS JOSE DA. - A fraternidade cósmica na perspectiva do Cântico das Criaturas. Uma contribuição de Sâo Francisco de Assis para a teologia mística (Tese de Doutorado)
Orientadora: LINA BOFF. Departamento de Teologia da PUC - Rio de Janeiro. 2010.

Resumo - "Esta tese, mais que uma pesquisa sobre o Cântico das Criaturas, é o estudo sobre a articulação entre a mística de Francisco de Assis expressa em síntese poética, no texto fonte, e a teológia mística. O texto dispõe de uma base adquada à mística contemporânea. A partir do viés hermeneutico, objetivado e proposto pelo pobre de Assis, entendemos ser possível oferecer uma contribuição relevante para a experiência mística, sob os impactos das interpelações que a realidade, com os embaraços da pós-modernidade tende esvaziar no ser humano. O objetivo é motivar a experiência mística do louvor com as criaturas e pelas criaturas, sem perder de vista o compromisso de salvaguar da e responsabilidade para com toda a criação e do direito à vida dos empobrecidos, sempre as primeiras vítimas entre as criaturas. A mística de Francisco de Assis: louvor genuíno, pura vibração. Aurora no crepúsculo da vida. Significa um transbordamento de espírito para o alto (doxa) e para baixo (Kénosis). É a vibração mística cosmológica que integra o ser humano à fraternidade universal do Reino de Deus antecipado em seus sinais. O ser humano, imagem de Deus, ocupa um lugar especial na criação e, como imagem do Altíssimo, Onipotente, Bom Senhor é chamado a responder pela própria vida, pelas relações inter-humanas e pela natureza, diante do Criador. Ouvir, recitar e rezar o Cântico é uma experiência geratriz e reencontro sobretudo com o que de mais humano teimosamente insiste morar em nós. Encontro místico com necessidades arquetípicas e arcaicas, fraternidade fervorosa e compromisso incansável com todas as criaturas em com o Cria dor".

Palavras-chave: Teologia mística; teologia da criação e ecologia; São Francisco de Assis; franciscanismo. Escritos Franciscanos; Cântico das Criaturas; fraternidade e alegria; irmão e irmã; perdão e paz; irmã morte e fraternidade cósmica.



A DEFESA DA TESE DE DOUTORADO FOI REALIZADA COM SACRIFÍCIO MAS APROVADA COM LOUVOR. TODA A FAMÍLIA FRANCISCANA REJUBILA COM O TÍTULO ACADÊMICO QUE RECEBEMOS, COM RELEVÂNCIA PARA A MÍSTICA FRANCISCANA. O QUE MUITO NOS ALEGRA. FAREMOS UMA EDIÇÃO DA TESE EM LIVRO QUE SERÁ PUBLICADO EM BREVE.AGRADEÇO AS COMUNICAÇÕES ENVIADAS, UM ABRAÇO E PAZ E BEM! FREI BRÁS

1 comentario:

FRANCISCANOS CONVENTUAIS dijo...

Um belo blog franciscano! Gostaria de indicar o blog da Custódia provincial do Rio de Janeiro! O que está indicado não existe mais! O atual é:
http://conventuaisrj.blogspot.com.br/
Muito Obrigado! Paz e bem!
Frei Fábio Soares, OFMConv

Un blog franciscana hermoso! Yo le daría el blog de ​​la Custodia Provincial de Río de Janeiro! Lo que se indica que hay más! La corriente es:
http://conventuaisrj.blogspot.com.br/
¡Gracias! Paz y bien!
Fray Fabio Soares, OFMConv

SALUDOS DE BIENVENIDA

¡Paz y Bien! Queridos Hermanos les saludo muy cordialmente.
fr. Darío