jueves, 17 de noviembre de 2011

Relatório do Encontro dos Irmãos do Ministério de Reflexão da FALC – Brasil

Em Brasília, durante os dias 8 a 10 de novembro do presente ano, reunimo-nos para dar início a um caminho de reflexão sobre a identidade conventual latino-americana dentro das 04 (quatro) jurisdições do Brasil. O porquê desta iniciativa baseia-se na convicção que a FALC deve respirar com os “dois pulmões culturais”, ou seja, com o hispânico e o português. A reflexão levada a cabo até o momento atual foi protagonizada (com algumas exceções) na sua maior parte pelos frades da parte hispânica da América Latina. O lugar das reflexões (Brasil), a participação dos irmãos brasileiros e a metodologia colocada em prática (própria do MiReFALC) representam um início significativo para o caminho de reflexão do franciscanismo conventual na língua portuguesa.

Participaram os seguintes irmãos:

Frei Jorge Fernández – Assistente geral (Roma);

Frei Darío Mazurek – Coordenador do MiReFALC (Missiologia – Bolívia);

Frei Norberto de Moura – Provincial de Brasília (História);

Frei Mieczyslaw Tlaga (Canonista – Brasília);

Frei Marcelo Veronez – Reitor do ISB (Coordenador do Encontro);

Frei Carlos Charles (Teólogo – Rio de Janeiro);

Frei Márcio Magalhães (Formador – Filósofo – Brasília);

Frei Casimiro Cieslik (Vigário Provincial – Espiritualidade franciscana – Brasília).

Frei Jorge apresentou a posição da Ordem em relação ao Ministério de Reflexão, enquanto que Frei Darío fez a exposição sobre a história do Ministério Intelectual na nossa Ordem, dos documentos e, sobretudo, em relação ao funcionamento do Ministério de Reflexão da FALC.

Posteriormente, os irmãos presentes elaboraram um instrumentum laboris para o projeto do MiReFALC, baseando-se no projeto do MiReFALC elaborado em 2007. Esteinstrumentum laboris será apresentado para a discussão, considerando eventuais correções, agregados e aprovação pelos Ministros Superiores da União dos Conventuais do Brasil.

Durante a última parte do encontro, Frei Carlos da Custódia do Rio de Janeiro apresentou o interessante texto do seu artigo “A conventualidade no carisma franciscano”. Em seguida, aconteceu um intercambio de ideias entre os frades presentes sobre o conteúdo apresentado pelo Frei Carlos.

A reunião realizou-se num clima muito fraterno e cordial.

Fr. Darío Mazurek

(trad. frey Marcelo Veronez)


No hay comentarios:

SALUDOS DE BIENVENIDA

¡Paz y Bien! Queridos Hermanos les saludo muy cordialmente.
fr. Darío